Depois de visitarmos a Isla das Mujeres, fomos no catamaran em direcção à Isla Contoy. Antes de lá chegarmos, paramos para fazer snorkeling em alto mar, algures entre as duas ilhas.
Aqui esta actividade foi um pouco mais exigente do que a que fizemos em Cozumel, pois o percurso foi de 2km no mar, com uma corrente muito diferente da que encontramos em Cozumel.
Nesta zona haviam vários grupos a fazer esta actividade. O nosso barco parou junto aos demais e saltamos para a água. A parte engraçada é que mal entramos na água, as pessoas que estavam nos barcos começaram a gritar ‘’ tiburón!!!’’.
Eu feliz da vida, comecei a rir, mas ao olhar para o interior do mar rapidamente passou a riso de nervos. Estávamos de facto a ser vigiados por um tubarão com dimensões respeitadoras (tubarão-enfermeira), que estava já entre nós e o nosso barco.
Algumas pessoas entraram em pânico, mas a nossa guia (super mega simpática) rapidamente desvalorizou o momento com um enorme sorriso disse algo como ‘’ fixe, um tubarão já o viram? Agora, vamos continuar o percurso deixando o tubarão para trás’’. Felizmente o tubarão afastou-se e não nos chateou nada, correu bem.
Ao longo do percurso e da exploração da barreira de corais avistamos mais alguns tubarões, mas estavam escondidos apenas os avistamos de modo parcial.
Este trajecto foi muito diferente do que fizemos em Cozumel, tanto pela diversidade de espécies como dos corais que fomos vendo.