Na nossa passagem pela Riviera Maya, visitamos a Isla das Mujeres.
A partir de Cancún, fomos de embarcação até à ilha, trajecto que demorou cerca de 30 minutos. Também é possível lá chegar de modo mais independente, por ferry da empresa Ultramar.
Chegados às margens da ilha, o cenário do porto é digno de filme.
É um porto em madeira sobre um areal cheio de vida e os bares de praia mais bonitos que alguma vez vi.
A Ilha é pequena, o mais usual é percorrê-la de mota de modo a explorar todas as suas praias e parques naturais.
Nós não íamos ficar muito tempo na ilha, mas em poucos minutos é possível chegar ao outro extremo da ilha (apenas a 8 km).
Após desembarcar, estamos apenas a escassos metros da Playa Norte, uma das dez praias mais bonitas do Mundo, segundo o TripAdvisor.
A Playa Norte é sem dúvida uma praia incrível impressionante, água cristalina, extensão de areal branquinho, um deslumbre completo, faz sem sombra de dúvida justiça à fama que tem.
Desfrutamos da praia e aproveitamos para explorar um pouco da zona, mas ficamos com a ideia de que a ilha oferece muito mais do que aquilo que conseguimos ver.
A Avenida Hidalgo é onde se concentra a vida desta zona da ilha. Aqui conseguimos encontrar alguns cafés, restaurantes e bancas de sumos naturais e lojas de recordações.
É também possível explorar um pouco o bairro residencial que ali existe – acho que foi aqui que me senti mais no México que idealizei antes desta viagem.
Vimos imensas crianças a ir para a escola, pessoas à janela ou na sua vida quotidiana e claro, o impacto visual das cores das casas e arte urbana que se espelha nos muros dos edifícios.
Neste dia, desfrutamos essencialmente da praia e aproveitamos para explorar um pouco da zona, mas ficamos com a ideia de que a ilha oferece muito mais do que aquilo que conseguimos ver.
Pontos de interesse na Isla das Mujeres:
– Punta Sur;
– Garrafón Natural Reef Park
– Dolphin Discovery
– Museo Subacuático de Arte
– Bar de praia Garrafón de Castilla
– Parque de Los Sueños
– Joysxee Island
– Tortugranja
Enquanto exploramos a parte da ilha que visitamos, foi possível ver que existem imensos hosteis na zona, com valores a rondar os 35€ por noite conforme consulta no Booking. Se aqui voltarmos vamos, concerteza, ficars dois ou três dias para curtir a ilha.
Esta paragem foi sem dúvida um acrescento à nossa ida até à Riviera Maya. Mas o esplendor não ficou só por aqui, há uma ilha ainda mais incrível, a Ilha Contoy!