A viagem para Ouarzazate foi feita de carro, tendo durado praticamente um dia inteiro.
Nesta zona são possíveis de avistar várias oasis, que farão com que queiras parar o carro várias vezes para poderes contemplá-los.
Ficámos alojados pertinho do Casbá de Ait Ben Haddou, que visitamos no dia seguinte, e ainda tivemos tempo para um saltinho aos Estúdios de Cinema Atlas, e à cidade.
Pessoalmente adorei visitar a Casbá de Ait Ben Haddou, visualmente é super pitoresco, basicamente é uma cidade antiga, construída em barro, palha e madeira, cercada por muralhas construídas da mesma forma. Este monumento carregado de história é Patrimônio Mundial da Unesco, e um ksar foi importante na rota comercial entre Marraquexe e o Sudão.
O Casbá ocupa um monte, que se envolve em palmeiras e um pequeno riacho que atravessa a sua frente, tendo sempre em vista o Alto Altlas e o seu cume cheio de neve.
Vale a pena pernoitar nesta zona para poder apreciá-la com a calma merecida, tentando ficar num dos alojamentos com varanda voltada para o ksar – aproveitando a melhor vista possível ao pequeno-almoço.
Outra coisa imperdível é a contemplação do Casbá, tanto no nascer do dia, como no final, e até em noite cerrada – Marrocos tem sem dúvida o melhor céu estrelado que alguma vez vi (Sim, eu sei já mencionei isso)
Ao contrário de Merzouga, aqui há imensas lojinhas de souvenirs, ou oficinas de tear onde se pode comprar tapeçaria.
A melhor compra que fiz em toda a viagem foi aqui, uma Tajine que ainda hoje é ‘’viva’’ e super útil.
Caso não acreditem, perguntem aos sortudos que já provaram os meus pitéus lá em casa, como frango de limão ou borrego de ameixa.
Na cidade de Ouarzazate, aconselho o mercado de Domingo (souk), mas também há um mercado diário que começa todos os dias por volta das 6 da manhã.
Visitar mercados, seja onde for, será sempre uma das experiências turísticas mais autênticas, pode-se testemunhar o que consomem os locais, que produtos tem o mercado, e quem sabe adquirir também alguns produtos para o resto da viagem.
Outra coisa a fazer nesta cidade é visitar o Oásis Fint.
Alojamento: Ficamos hospedados Hotel La Kasbah, pertinho do Casbá de Ait Ben Haddou. Desafio-vos a procurar no Booking.com/Ouarzazate, conseguirão encontrar opções desde 8€ pp.