skip to Main Content

Mars To Travel

O que não perder em Brooklyn

Há coisas que simplesmente são básicas, ir a NYC e não atravessar a Ponte de Brooklyn a pé, até chegar a Dumbo para passear pelo Main Street Park, e ver a vista para a big apple, parece-me uma delas. 

Se tenho um fascínio inexplicável por Paris, o qual tento alimentar visitando a cidade pelo menos uma vez por ano – caso consiga voos baratos e caso não haja uma pandemia-,por Brooklyn sempre tive uma fantasia associada à vibe hipster e à arte urbana que a caracterizam. 

Se na primeira vez em Brooklyn não consegui fazer com que ficasse com a fantasia devidamente satisfeita, quando lá voltei, em Março de 2020, fiz a desforra. [ver post sobre a primeira visita a Brooklyn].

Fiquei longe de visitar todos os cantos deste bairro multicultural, mas consegui sentir e viver a vibe criativa e hipster que ali mora. 

Tive no estado de Nova Iorque apenas 9 dias, dos quais 4 tiveram Brooklyn na lista de paragens.

Logo no primeiro dia visitei Bushwick. Mal aterrei, tinha aquela sensação de que estava atrasada para algum lado, a ansiedade era tanta que não consegui deixar esta zona para outro dia que não o primeiro. Tinha de a garantir. 

Fomos de carro, era Domingo e o estacionamento é gratuito. Foi muito simples, sem grande trânsito. Almoçamos no FleaMarket e passeamos pela Bedford Ave (do lado da ponte de Williamsburg).

Nas outras passagens por BK, fomos a Williamsburg, passeamos pela Broadway, Kante Ave, Bedford novamente, Dumbo, e claro, atravessamos a Brooklyn Bridge. 

Tendo na memória todas as coisas que fiz nestes dias, decidi propor a quem passar por aqui, uma lista de coisas a não perder em Brooklyn. 

Ponte de Brooklyn

Faz um favor a ti próprio, e atravessa-a a pé. É fácil, tem um passadiço largo e agradável para que se façam passear por ali, a pé, ou de bicicleta. 

Logo pela manhã, antes de ir visitar Brooklyn, ou ao fim do dia: Já experimentei das duas formas e adorei fazê-lo ao final dia 🙂 

A ponte é linda, as cores, a vista para a big apple, a arquitectura, o facto de ser super antiga: Tudo abona a seu favor! Enfim. Só vendo!

Cenário de inúmeros encontros e desencontros em filmes e em séries, vais acha-la ainda mais espectacular e inspiradora quando tiveres o privilégio de a ver a olho vivo. 

Tem cerca de dois quilómetros de comprimento, e tem – espantem-se – 136 anos!! 

Dumbo (aka Down Under the Manhattan Bridge Overpass)

Se optarem por iniciar o dia atravessando a Ponte de Brooklyn, logo chegarão a Dumbo. 

Esta é uma das zonas in de Brooklyn, é uma antiga zona de indústria, denunciada  pelos edifícios em tijoleira. 

A zona mais instagramável de sempre está aqui, o alinhamento dos edifícios quando enquadrados com as torres da Ponte de Manhattan – se o nevoeiro não estragar o momento – até o Empire State Building entra na foto: tudo perfeito!

Além da impressionante vista para a Ponte de Manhattan, Dumbo tem outros pontos de interesse: 

Jane’s Carousel

Este carrossel tem quase 100 anos, e é uma peça super bonita. Lamentavelmente, das 3 vezes que aqui estive nunca o vi aberto. 

Custa apenas dois dólares andar neste carrossel. 

Horário: 

  • Entre 13 de maio e 15 de setembro: de quarta a segunda das 11:00 às 19:00

  • Entre 16 de setembro a 10 de maio de 2020: de quinta a domingo das 11:00 às 18:00

Mercado Time Out

O mercado Time Out em Brookyn abriu em 2019, e igualmente ao nosso, em Lisboa, junta uma oferta variada de restaurantes, associada a uma vibe muito moderna, vale entrar nem que seja para conhecer. O rooftop também uma dos atractivos deste sítio, mas quando lá fui estava fechado para um evento privado. 

Main Street Park

Este é o parque que envolve toda esta área, entre as duas pontes, e prolonga-se na direcção mais a norte. 

É um sítio giro para um Pic Nic, visto que tem uma larga extensão de relva nas margens do Rio East. É também um dos locais para fotografar muito, e apreciar o skyline. 

Brooklyn Bridge Park 

Do lado oposto ao Mains Street Park, temos o Brooklyn Bridge Park. 

Só estive neste parque de noite, e valeu muito a pena, pois consegue-se ter um vislumbre inesquecível do skyline de Manhattan, super impressionante.

O facto de ter sido à noite ajuda, claro. 

Staples Center

Se tiveres tempo, não percas a experiência de ver um jogo de NBA. Nós vimos nos Brooklyn Nets, no Staples Center, a preços muito simpáticos. vale, sem dúvida a experiência!

Mais a Norte de Brooklyn, ficam aquelas que são as zonas mais alternativas e hipsters de BK. 

Esta era uma zona parcialmente desconhecida para mim, mas felizmente desforrei-me neste caótico 2020.

Williamsburg 

Williamsburg é um sem fim de culturas, vida e história. 

Alberga pessoas de imensos pontos do globo, com estilos de vida completamente diferentes. Mas, diria que a coisa mais surpreendente – para quem visita este bairro – é a gigante comunidade de judeus ultraortodoxos que aqui vive. 

Em 2017, perdemo-nos completamente em Williamsburg, e fomos parar ao epicentro desta comunidade. Onde as lojas, os autocarros e tudo o que se vê, está identificado em hebraico. Além claro, de te cruzares com judeus, com os seus cachos de cabelo nas laterais e as suas ‘’quipá’’. 

Eu que nunca tinha ido a Israel, senti-me lá. 

Foram quilometros neste bairro, e claramente com a sensação de que não deveríamos estar ali. 

Desta vez não.

Exploramos o bairro com outra consciência, e já não nos sentimos inseguros, afinal, se tudo ali parece viver em harmonia, não há motivo nenhum para inseguranças. Da última vez, tinhamos sido apanhados pela surpresa, desta vez tal já não era possível. 

Esta zona merece ser visitada, se Dumbo é instagramável, Williamsburg é um local para se viver a vibe do distrito de Brooklyn, onde claramente te podes sentir mais do que um mero visitante. Onde te é permitido entender a vida daquele bairro, quem lá vive, e toda a sua diversidade. 

Existem inúmeras coisas giras para ver, como cafés de Barcade, Cafés giros, concept stores, lojas vintage, imensas bancas e mercados de rua, lojas de discos, enfim.

Eu sei que por norma, se concentram atenções em Manhattan, mas se tiveres tempo, não deixes de por aqui passar. 

Os meus destaques: 

Kent Ave 

Kent Ave é o nome da avenida que percorre a margem do Rio East na direcção norte de Brooklyn. 

Por estar nas margens do rio, conseguimos ter uma excelente vista para Manhattan, esta avenida não é super interessante de se percorrer, mas devido à sua extensão ela atravessa pontos de interesse, nomeadamente ela passa pela Ponte de Williamsburg, terminando num dos outros spots para ver o Skyline o East River State Park, e onde se realiza o Flea Market 

Este trajecto tem imensa indústria, e também alguma arte urbana. 

East River State Park

A Kent Ave conduz-nos até ao East River State Park, um spot muito cool para se estar nas margens do rio. 

Flea Market & Smorgasburg

Este é uma das coisas mais fixes para se fazer em Brooklyn, ao fim de semana existe uma ‘’Feira da Ladra’’ e um mercado de comida de rua. 

Anteriormente, este mercado ocorria apenas ao sábado, mas parece-me que agora é ao sábado e domingo. 

De Novembro a Março, o Flea Market de verão e o Smorgasburg acontece em Dumbo e no East River State Park, e de Março a Novembro, pelo menos em 2020, aconteceu num espaço interior no número 25 da Kent Ave, no 8º andar. 

Este mercado tem de tudo, móveis,artesanato, roupa vintage, edições antigas de todo o tipo de revistas ou banda desenhada. Enfim. 

Smorgasburg é o mercado de comida de rua. Tem imensa variedade, comida asiática (chinesa, tailandesa, vietnamita), burgers vegetarianos, café biológico, donuts. Até comida portuguesa havia. 

Visitei o mercado em Março, num Domingo, por isso apenas presenciei a coisa indoor, no 8º andar do prédio que fica no n.º 25 da Kent Ave. 

Logo aqui ao lado fica a fábrica de cerveja Brooklyn Brewery.

Bedford Ave

Ora, o ponto alto dos hipsters em Williamsburg. 

Esta rua é super movimentada, principalmente durante os fins de semana. É uma rua de comércio, lojas vintage, lojas de cds, ou artigos em segunda mão, com alguns mercados de rua e muita arte urbana. 

Todas as paragens valerão a pena, assim como vale a pena explorar esta área, e todos os irresistíveis estabelecimentos, sejam bares ou lojas. 

É aqui que se sente a maior vibe de vida de Williamsburg, as fotos falam por si. 

Broadway Triangle

Union Ave – Broadway Ave – Flushing Ave

Seguirmos a Bedford Ave até ela se cruzar com a Broadway deparamo-nos com mais um spot para uma das fotografias obrigatórias, por aqui. Para lá chegar passamos por baixo do tabuleiro da ponte de Williamsburg.

Percorrer a Broadway significa fazer um percurso longo por debaixo da linha de comboio. Na nossa primeira vez aqui, foi esta zona que nos assustou um pouco, mas deste vez não houve qualquer motivo para isso. 

Também há aqui muito comércio, mas estamos a falar de restaurantes ou lojas  chinesas, lavandarias e lojas de álcool. 

Também vagueiam muitas pessoas por aqui, alguns pedintes, ou pessoas que apanham o comboio para o trajecto de e para o trabalho.

Começa-se a sentir a mistura de culturas quando nas mesmas ruas se cruzam asiáticos, nativos da américa latina, hipsters ou judeus. E isso é uma experiência única. 

As ruas adjacentes, Union e Flushing Ave, são a continuação desta mistura, a autêntica Brooklyn está aqui. A mistura de culturas, crenças, a arquitectura em tijoleira e as diferenças sociais. 

Bushwick

Percorrer a Flushing Ave para o interior de Brooklyn, encaminha-nos até Bushwick. O local onde todos os que amam arte urbana, não podem NUNCA perder!

Vou deixar aqui um mapa do cerne da arte urbana nesta zona, para vos guiar quando a quiserem visitar de modo autónomo.

Tenho um post de fotos que fiz neste dia, caso tenham interesse em ver. 

Coney Island 

Coney Island é uma zona residencial de Brooklyn, que no verão se torna numa das maiores atrações de entretenimento.

Plantada à beira mar, contem inúmeros parques de diversões, artistas de rua, e, claro, um areal de perder a vista. Merece ser visitada entre Maio e Setembro, quando toda a animação acontece.

Infelizmente, fui em Março 😉 Mas valeu a pena o pequeno passeio pelo paredão, que me permitiu tirar fotos à super conhecida Wonder Wheel ou o Luna Park. 

Paragens obrigatórias: Candy Shops e Nathan’s: provem os lendários cachorros quentes (e as deliciosas batatas fritas).

Esta é a Brooklyn que eu descobri, mas há muito mais por explorar. 

Caso queiram saber mais acerca das lojas e mercados a não perder vê o post 🙂

Espero que o post vos seja útil. 🙂

xoxo, 

Mars

Post Relacionados

You cannot copy content of this page