Se o plano A para esta altura do ano eram 6 semanas entre o Vietnam e o Cambodja, o plano B eram duas semanas no Brazil. Acabar por ter uma semana de ferias no interior de Portugal – que é tão rico – foi quase como regressar as origens. Valorizando os recantos do nosso Portugal, por vezes esquecido entre as ambições e os desejos de ”voar mais alto”.
Tirados uns dias para descansar, fomos conhecer a Mata do Bussaco, e fizemos também um dos percursos de Penacova.
Penacova é uma vila no centro do Pais, distrito de Coimbra, e uma das conhecidas paragens da Nacional 2. Ficamos alojados duas noites no Hotel Rural Quinta da Conchada, onde fomos muito bem tratados e de onde partimos com vontade de regressar.
Existem alguns percursos pedestres marcados em Penacova, num total de 5 percursos. Nós fizemos o PR1- Penacova e Rio Mondego. Acerca das características deste percurso, podemos encontrar a seguinte informação no site da CM de Penacova:
Caraterísticas: Roteiro de descoberta do património cultural, geológico, paisagístico e natural, da área onde se insere de relevo particularmente acidentado com o rio Mondego de fundo, que conferem uma singularidade e autenticidade á paisagem, únicas.
Localização: Freguesia de Penacova
Partida e chegada: Largo Alberto Leitão
Tipo de Percurso: Pequena rota, circular
Distância(s): 6 km
Duração: 2h30min
Dificuldade: Média
Época aconselhada: primavera e verão, estando a travessia condicionada no inverno e outono na zona do Reconquinho e açude da Carvoeira.
O percurso é super giro, e muito variado. Apesar de não ser aconselhado faze-lo nesta altura do ano, para nós, foi super tranquilo.
Depois, já com o carro, fomos até ao Mosteiro do Lorvão e e aos Moinhos de Gavinhos.