Mars To Travel
quarentena: semana 2
Semana 2
Se na primeira semana foi necessário uma adaptação, nesta segunda semana necessária alguma resiliência e paciência.
Esta equação segue-me sempre, quando passo por algum momento mais complicado, primeiro, arranjo um método ou modo funcional (muitas vezes desenrascado) para lidar ou solucionar o problema que me aparece à frente.
Em segundo lugar, vem o momento em que realmente tomo consciência do que me está a acontecer, em que processo, essa coisa tramada que nos faz ver a questão de modo mais global e profundo ao mesmo tempo.
E assim está a ser para mim.
Enquanto que na primeira semana orientei uma maneira de fazer as minhas tarefas diárias, incluindo o teletrabalho e algum lazer, nesta semana comecei a falha-las por falta de poder mental ou disponibilidade para tudo a que me propus.
Não consegui escrever, ou começar nenhum dos cursos online que tinha em mente. Não consegui fazer as caminhadas todos os dias, ou começar a organizar as minhas fotos de viagens.
O que falhou? Não tive disciplina suficiente, consumi alguma preocupação pelos que ainda andam na rua, pelo problema na sua generalidade, preocupei-me com os meus que têm a sua vida afetada por isto.
O que correu bem? Trabalhei, continuei a ligar a amigos quase todos os dias no final do dia, fiz a playlist semanal a que me propus, pintei e cozinhei.
Apesar de não ter sido uma semana muito fácil, rodeei-me de coisas positivas, cultivando pensamentos igualmente positivos, ouvi música mais ‘’contente’’ esta semana, e iniciei o meu curso de escrita criativa (apesar de só ter feito duas aulas).
Cozinhamos coisas giras, fizemos uma noite temática ‘’ Mexicana’’, com guacamole (mais alguém adora? Podia comer todos os dias, fácil!!!) e tortilhas.
Não temos hábitos nenhuns de fazer bolos ou pão, mas arriscamos por esses caminhos nesta semana, deixo aqui as receitas:
. Pão #pãodemia (Receita da Filipa Gomes: Receita Aqui)
. Bolo de iogurte e framboesas (Receita do Pingo Doce: Receita Aqui)
. Pão Banana e Mel (Receita Jamie Oliver: Receita Aqui)
. Bolo de Batata Doce e coco ralado (Receita PetitChef Receita Aqui)
Para mim esta foi a semana em que comecei a ter real consciência da nossa actual situação, e do quão pouco interessam todos os planos que possas ter para os próximos meses, sejam férias, aniversários, visitas a familiares e amigos, fins de semana em grupo, ou quaisquer actividades que planeaste para os próximos meses.
Os casamentos que tens agendados para este ano deixam as tuas amigas com os nervos em franja, os preparativos atrasam, não soluções à vista.
As pessoas começam a cancelar todos os planos para os próximos meses. Tudo fica em standby.
Pior, estou sentadinha em casa enquanto escrevo isto, mas muitos dos que conheço, sejam família ou amigos estão a trabalhar e em risco permanentemente. Sem alternativas, queiram ou não. Lá vão todos os dias.
Estou em permanente pensamento com estas pessoas, e agradeço a todos os que se mantém a trabalhar, sejam: médicos, enfermeiros, equipas de limpezas de hospitais ou serviços essenciais, profissionais de lares de terceira idade, operacionais de lojas, mercearias, repositores, camionistas, distribuidores, padeiros, vendedores que servem estes sectores, malta da restauração, farmácias, correios, autoridades de segurança pública e todo o executivo que tenta fazer o seu melhor no momento mais desafiador da nossa história. (ENTRE TANTOS OUTROS QUE ME ESQUECI).
O impacto financeiro disto tudo começa a assombrar-me a cabeça, o efeito que esta situação possa ter em pequenos e médios negócios que precisam de liquidez para assegurar salários e despesas correntes, trará consequências incalculáveis tanto para trabalhadores como para as próprias empresas. E isso é assustador.
Tenho fé que o nosso sistema consiga fazer com que cada um, em suas casas, consiga sentir o menos possível tudo isto.
Penso que nós, individualmente podemos também fazer algo. Acredito que a mudança pode começar em cada um de nós.
Como? Não deixem de consumir, principalmente junto de pequenos negócios ou pessoas individuais que se mantenham (ou não) a trabalhar.
Liguem ao restaurante onde costumam ir, que agora faz entregas ao domicílio, e encomendem comida.
Paguem à senhora que vos limpa a casa quinzenalmente, mesmo que ela não venha.
Vão a mercearias, talhos ou peixarias. (Com as devidas precauções)
Encomendem flores online, cabazes biológicos, sei lá.
Acho que tudo isto pode ajudar um bocadinho. Pouco, mas ajudará.
Quanto a mim, vou tentar fazer o que conseguir neste sentido.
Entretanto, mantenha-se a salvo, não saiam de casa. Tenham respeito por quem não tem essa opção de escolha, pelas pessoas de risco, e por vocês próprios.
Como não poderia deixar de ser, deixo a minha Playlist com as músicas que ouvi esta semana. Tentei tirar daqui a melhor e mais positiva energia. Acho que se nota.
Esta semana está cheia de coisas giras que se podem fazer em casa, vou deixar umas dicas:
Concertos:
Hoje, às 22h: emissão de concerto dos The National em Brooklyn.
Aulas de cozinha:
Quarta-feira: SenasSaudaveis vai fazer um showcooking online, às 17h!
Espectáculos:
A Ópera de Paris está a transmitir online, alguns dos melhores espectáculos que já lá passaram, esta semana temos o Lago dos Cisnes (Site Aqui)
Museus:
Os grandes museus do Mundo estão a fazer visitas guiadas, gratuitas online
Cursos:
O MOMA, está a oferecer cursos online 🙂
Cinema:
Medeia continua com cinema gratis online, consulta o site.
Central do Brasil – RTP2, 30/3 às 23h.
Acima das Nossas Possibilidades – RTP2, 02/04, às 23h.
Fiquem a salvo!
Até para a semana,
Mars.